Percentual Previsto no Project 2010 - Parte 1




O percentual previsto representa, um valor esperado de conclusão até uma determinada data. Dentro de um projeto, uma atividade pode ter sua execução - "% Concluída" facilmente controlada pelo gerente de projeto. Contudo, ele deve informar manualmente a porcentagem realizada, como por exemplo, 40% na coluna "% Concluída". Agora, vamos supor que ele vai precisar saber qual a porcentagem de execução deveria ter sido executado até determinado período. Por exemplo, ao invés de 40%, deveria ter sido executado 50%.Esse tipo de situação é uma análise comum em projetos e ela pode ser facilmente executada. Desde que seja informada ao MS-Project uma data para a realização do cálculo. Por padrão, esta informação não está disponível de forma imediata no Microsoft Project e caberá a você buscar alternativas de apresentar esse dado tão importante. 

Bem, então algumas idéias para se obter esse importante dado.

Há duas formas de se fazer essa análise:

1 - A primeira é que ela pode ser calculada com base na data real, ou seja, agora xx/xx/xx

2 - A segunda e mais comum é utilizando como referência a linha de base do projeto.

A segunda opção é a mais utilizada porque representa o planejamento inicial do projeto.

Neste exemplo, você verá que é possível realizar o cálculo do percentual de execução de uma tarefa com base na data atual. Para isso, basta utilizar os incríveis recursos do Project 2010.

Um excelente material de referência que eu indico a leitura foi um tópico de discussão no próprio site da Microsoft presente no endereço:



Vamos começar o procedimento


1) Acesse o Project Professional 2010, ou Project Standard 2010 conectado ao ao computador ou ao Project Server 2010. Com ele aberto vá até a aba: Exibição – “View” – opção: Macros – “Macros” – item: Gravar Nova Macro – “New Macro”.



2) Informe os dados da macro:

  • Nome da Macro: Minha sugestão é Previsto.
  • Tecla de Atalho: Eu não utilizei, deixei este em branco, ficando a seu critério definir a alguma tecla de atalho. Atenção ao definir teclas de atalho para causar conflitos com teclas de atalho definidas por padrão no programa.
  • Armazenar macro em: Se o seu cenário é para apenas testar essa funcionalidade, eu recomendo habilitar a opção Este projeto. Agora se o objetivo é salvar essa função permanentemente no programa utilize a opção Arquivo Global.
  • Descrição: Não há problema em deixar este campo em branco, porém recomenda-se colocar dados como dia de gravação por exemplo.Isso facilitará as futuras manutenções. 
  • Referências de linha: Relativa
  • Referências de coluna: Absoluta (campo).




3) Assim que a gravação da Macro iniciar retorne a aba Exibição – “View” e em seguida utilize a opção Parar Gravação – “Stop Recording”.






4) Após parar a gravação retorne a aba Exibição – “View” e peça para Exibir Macros - “View Macros”.



5) Selecione a macro Previsto definida na etapa anterior e utilize o item Editar – “Edit”.




6) Insira o seguinte código.

Sub Macro2()

' Previsto

On Error Resume Next
SelectTaskColumn Column:="% concluída"
UpdateProject All:=True, UpdateDate:=Now(), action:=1
EditCopy
EditUndo
SelectTaskColumn Column:="Texto1"
EditPaste


End Sub

Para depurar linha a linha o código, pressione a tecla F8 na tela do Visual Basic.

Exemplo do código após a sua inserção:



7) Assim que realizar o teste pressione o botão Fechar para encerrar a tela de edição do código da macro.

8) Se o procedimento foi realizado com sucesso. Ao retornar a tela do MS-Project 2010 o cálculo terá sido executado.

IMPORTANTE

Para criar o botão personalizado do Previsto para calcular o percentual das atividades até a data informada de forma automática. Visite o artigo do Technet Wiki chamado Project Professional 2010 - Como criar uma guia personalizada. Nele você encontrará o passo a passo com a explicação de como criar o botão e a guia personalizada descrito neste tópico.

No artigo Percentual Previsto no Project 2010 - Parte 2 também explicado este procedimento.

Para modificar o nome da coluna Texto1 - "Text1" para previsto clique com o botão direito sobre o nome da coluna na sequencia escolha a opção Campos Customizados - "Custom Fields".

Clique no botão rename - "renomear" informe o nome previsto.

Clique em OK e OK novamente para concluir a operação.

Qualquer problema na depuração do código ou erro no Visual Basic recomendo a leitura deste material da Microsoft:

http://support.microsoft.com/kb/186063/pt-br 


Não esqueça de consultar se a digitação do texto foi realizada com sucesso, se a permissão de execução da Macro foi habilitada na estrutura do programa.

Referente: Percentage provided for in Project 2010 - Part 1.

12 comentários:

  1. Nao consegui de forma nenhuma. fiz os passos da part 1 e 2 e o que aconteceu foi que a coluna de % concluido sumiu. meu project esta em ingles

    ResponderExcluir
  2. Olá, como seu Project está na versão inglês, você deverá localizar as respectivas colunas utilizadas no tutorial no mesmo idioma, por exemplo, no lugar de % concluída, você deve utilizar % Complete e assim para os outras colunas.Após realizar este passo realize o procedimento novamente que deve funcionar.

    ResponderExcluir
  3. No item 8 há uma instrução para clicar no botão previsto. Onde fica esse botão?

    ResponderExcluir
  4. Olá Isac. Tudo bem? Obrigado pelos comentários. Por favor visite este endereço para ver o passo a passo como criar o botão personalizado. http://social.technet.microsoft.com/wiki/pt-br/contents/articles/19930.project-professional-2010-como-criar-uma-guia-personalizada.aspx. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Não consegui visualizar o código a ser inserido, no ítem 6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evandro,

      Se você clicar na imagem com o navegador Chrome a imagem será ampliada.
      O código é:

      On Error Resume Next
      SelectTaskColumn:="% concluída"
      EditCopy
      EditUndo
      SelectTaskColumn Column:="Texto1"
      Edit Past

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Hezequias, bom dia!

    Fiz tudo conforme explicado, mas quando vou executar a macro informa o erro: Erro de automação... Exceção.
    Você sabe me dizer o que fazer?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, tudo bem?
      Você utiliza qual versão do MS-Project?2010?2013?
      Você chegou a habilitar a execução de macros no programa?

      Excluir
  8. Amigo, eu trabalho com cronogramas divididos por fase (iniciação/planejamento, construção, controle e encerramento) e queria saber como criar uma macro que mostre o HH total por fase e as datas de início e fim de cada fase. Você consegue me ajudar com isso? Por exemplo, em um projeto de 1000 horas, ele me mostre que ficou dividido em: iniciação/planejamento = 100 horas, construção = 700 horas, controle = 150 horas e encerramento = 50 horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amando tudo bem? Ao invés de utilizar uma macro faça o seguinte: Insira os recursos nas tarefas do cronograma. Depois clique com o botão direito sobre qualquer uma das colunas e escolha a opção Inserir Coluna. Agora localize uma coluna chamada Trabalho. Essa coluna exibe a quantidade de horas por tarefa, por fase e por projeto. Acho que ela inicialmente atende a sua necessidade. Espero ter ajudado.

      Excluir