Utilizar fórmulas em campos de listas customizadas do SharePoint 2010

O objetivo deste tutorial é ensinar como utilizar fórmulas em campos de listas do SharePoint 2010.

Pré requisitos:
  • Ter uma lista customizada pronta com um campo do típo número devidamente preenchida.

Vamos aos procedimentos para realizar essa ação:

1 - Com a lista customizada do SharePoint 2010 aberta.


Observe que no exemplo utilizado a minha lista personalizada chama-se vendedores e possui um coluna de Título onde preenchi os vendedores e uma coluna de número onde preenchi o valor da vendas.

2 - Clique na aba Lista - Configurações de Lista.


3 - A coluna Título onde está registrado o nome dos vendedores é nativa, para criar as duas próximas colunas Venda e Resultado basta clicar na opção Criar Coluna.

Para criar a coluna Venda clique em Criar Coluna informe o nome da coluna que em nosso exemplo é Venda, marque a opção Número,deixe habilitada a opção Adicionar a exibição padrão e clique em OK.

Exemplo da tela.


4 - Para criar a coluna Resultado clique em Criar Coluna informe o nome da coluna que em nosso exemplo é Resultado, marque a opção Calculado (cálculo baseado em outras colunas) , insira a seguinte fórmula =SE([Venda]<1000;"Má Venda";"Boa Venda") , marque a opção Texto com uma linha e deixe habilitada a opção Adicionar a exibição padrão e clique em OK.

Exemplo da tela.


5 - Clique em Adicionar Novo Item, faça o preenchimento dos campos Título com o nome do vendedor e o campo Venda com o valor da venda e clique em Salvar.

6 - Observe o resultado final após o preenchimento.


Espero que tenham gostado do tutorial.

Reference: Create formula in SharePoint 2010

2 comentários:

  1. Po cara, procurei muito isso, obrigado pelo tuto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rômulo, bom dia.

    Que ótima notícia.
    Que bom que pude ajudar.
    Seja bem vindo ao blog.

    ResponderExcluir