Utilizar uma planilha do Excel no SharePoint 2010

O objetivo deste tutorial é ensinar a armazenar uma planilha excel dentro de uma biblioteca de documentos e visualizar essa planilha em uma lista customizada do SharePoint.

Vamos aos procedimentos para essa ação:

1 - Abra o Microsoft Excel e crie uma planilha simples.

2 - Salve a planilha criada com o nome TreinamentoSharePoint com a extensão *.xlsx em um diretório ou pasta do seu computador.

3 - No meu exemplo já possuo uma biblioteca de documentos do projeto pronta onde será armazenada a planilha criada.Assim vou clicar sobre a opção Adicionar Documento.

4 - Clique no botão Procurar e localize o diretório onde o arquivo foi salvo, conforme descrito na etapa 2.



Clique sobre ele para selecionar e em seguida clique sobre o botão Abrir.


5 - Será exibido o caminho completo onde o arquivo está no seu computador. Clique em OK.



6 - Aguarde o processo de upload do arquivo para que ele seja carregado para a biblioteca do site SharePoint.

7 - Será exibida uma tela informando que o arquivo foi carregado com sucesso. Clique em Salvar.

8 - O arquivo ficará armazenado na biblioteca.

9 - Retorne a tela inicial do Site.

10 - Clique em Ações do Site - Configurações do Site.

11 - Localize o grupo Administração do Site e clique sobre a opção Bibliotecas e Listas do Site.


12 - Clique sobre a opção Criar Novo Conteúdo.

13 - Na opção Filtrar por , clique sobre a opção Listas logo em seguida clique sobre a opção Lista Personalizada , informe o nome Excel para a Lista e clique em Criar.


14 - Aguarde o processo de criação da Lista Personalizada.

15 - Visualize o resultado final após a criação da Lista Personalizada.

16 - Na mesma lista personalizada chamada Excel clique em Ações do Site - Editar Página.

17 - Feche a opção Excel que será exibida.

18 - Será exibida uma tela sem web part nesta etapa.Clique sobre o link Adicionar uma Web Part.


19 - Na opção Categorias clique em Dados Corporativos - Excel Web Access e clique em Adicionar.

20 - Será exibida uma web parte do Excel substituindo a nativa fechada anteriormente.

21 - Clique sobre a opção: Clique aqui para abrir o painel de ferramentas.

22 - No painel lateral que será aberto chamado Excel Web Access clique nos três pontos presentes no final da caixa Pasta de Trabalho.

23 - Clique duas vezes sobre a biblioteca que está armazenando a planilha , será exibida a planilha do treinamento na lista de arquivos , clique sobre ela para selecionar e em seguida clique em OK.

24 - Será exibida na Caixa caminho completo do arquivo.

25 - Role a barra de rolagem até final da página e clique em Aplicar.

26 - Role a barra de rolagem até o início da página novamente e observe o resultado.

27 - Role a barra de rolagem até o final da página e clique em Ir.

28 - Resultado final Esperado.


Espero que tenham gostado do tutorial.

Reference: Excel Web Access in SharePoint 2010.

3 comentários:

  1. Olá, bem vindo ao blog.
    Obrigado pelo comentário e que bom que gostou do artigo.

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  2. Muito bom o passo a passo.
    Infelizmente, em um dos ultimos slides, recebi a seguinte mensagem:
    Esse arquivo nao pode ser aberto porque nao esta armazenado em um local confiavel do Excel Services Application

    Como eu faço para criar um local seguro de Excel Service Application?

    Obrigado,

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