Gerenciar projetos diretamente pelo SharePoint 2010 - Parte 2

O foco da primeira parte deste tutorial foi o de ensinar o processo de criação do banco de dados web de projetos. Agora nesta segunda parte o foco é ensinar as operações básicas, como:
  1. Cadastro de Usuários = "Recursos"
  2. Cadastro de Projetos
  3. Cadastro de Tarefas
  4. Cadastro de Clientes
Vamos aos procedimentos para executar as operações com projetos.

1 - Ao clicar sobre a opção Projetos Abertos é possível visualizar a tabela com todos os projetos cadastrados para isso basta clicar sobre a opção Lista de Projetos.

Ao lista o projeto será exibido as seguintes colunas:
  1. ID - onde é possível visualizar o código do projeto e ainda cadastrar um novo projeto.
  2. Nome do Projeto - neste local é possível visualizar o nome de exibição do projeto.
  3. Categoria - neste local é possível definir a categoria do projeto os valores padrão utilizados são Categoria 1, 2 e 3 e que se você achar necessário pode ser modificado a qualquer momento.
  4. Prioridade - neste local é possível definir as prioridades como alta , média ou baixa.
  5. Status - neste local é possível definir o status do projeto como Em andamento, concluido ou a iniciar.
  6. Data de Início - permite inserir a data de início do projeto.
  7. Data de Término - permite inserir a data de término do projeto.
  8. Anotações - onde é possível inserir comentários relacionados ao projeto.
  9. Data de Alteração - permite registrar a data da última modificação realizada.
  10. Anexo - permite inserir anexos ao projetos como documentos por exemplo.
  11. Total de Tarefas - permite visualizar a quantidade de tarefas do projeto.
  12. Total de Tarefas Ativas - permite visualizar a quantidade de tarefas ativas no projeto que estejam diferente do status de concluída.
Exemplo da tela:


2 - Outro ponto importante é que neste mesmo local ainda é possível cadastrar um novo projeto para isso basta clicar sobre a opção Novo Projeto.

Exemplo da tela de cadastro:

Salvar e Novo - Realiza a operação de salvar o projeto atual que está sendo cadastrado e abre automaticamente de novo o formulário para que seja cadastrado um novo projeto.

Salvar e Fechar - Realiza a operação de salvar o projeto atual que está sendo cadastrado e encerra o formulário na sequência retornando a tela de projetos ativos.

Exemplo de um projeto cadastrado no banco de dados web de projetos.

É possível por esta mesma tela cadastrar clientes para isso basta utilizar o campo cliente.

Exemplo da tela:

3 - Ao clicar na opção Tarefas é possível visualizar as tarefas de um respectivo projeto para isso clique Tarefas - selecione o projeto e aguarde o carregamento. Ela possui basicamente a mesma estrutura da lista de projetos.


4 - Ao clicar no aba Projetos Encerrados você terá a mesma estrutura de projetos ativos porém eles estarão com o status de concluído.

Exemplo da tela de Projetos Encerrados.

5 - Ao clicar na aba Usuários é possível cadastrar novos usuários na base conforme descrito na aba de projetos ativos.

Exemplo do formulário de cadastro de novos usuários:

Exemplo do cliente cadastrado.

6 - Na aba Clientes é possível cadastrar os possíveis clientes dos projetos para isso basta clicar em Novo Cliente e efetuar o preenchimento do dados do formulário.

Exemplo da tela:


7 - Na aba Central de Relatórios é possível gerar relatórios simples com base nas informações cadastradas nos outros locais tratados anteriormente.Escolha das opções para gerar os relatórios.

Exemplo da tela de Central de Relatórios.

8 - A última aba é a de introdução que permite volta a home page.

Exemplo da tela de configuração:

É importante ressaltar que na home existe um vídeo de apoio que pode ser utilizado pelos usuários para entender os principais conceitos sobre o banco de dados web de projetos.

Espero que tenham gostado do tutorial.

Reference: Database in projects for SharePoint 2010.

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