Project 2013 - Explorando os relatórios visuais de Custo


Um relatório é um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento (Wikipédia). O objetivo é apresentar e explorar os recursos dos relatórios visuais do Project Professional 2013. No Project 2013 foram criadas 3 atividades na visão Gráfico de Gantt, na versão inglesa Gantt Chart e as chamei de:

Atividade A
Atividade B
Atividade C


A visão Gráfico de Gantt continua ser a visão padrão do Project 2013. Com ela é possível visualizar a opção View - "Exibir" - Gantt Chart - "Gráfico de Gantt".

Dica: Se você observar o botão File - "Arquivo" a opção Gráfico de Gantt fica presente logo abaixo.

Na visão Resource Sheet - "Planilha de Recursos" foi cadastrado o recurso Hezequias Vasconcelos e definido seu valor hora de 10,00 reais na coluna "Standard Rate" - Valor padrão. Isso significa, o valor hora normal do recurso. Para acesso a Planilha de Recursos - "Resource Sheet" basta utilizar a seta presente abaixo da visão Gráfico de Gantt - "Gantt Chart".


Em seguida foi atribuido o recurso Hezequias Vasconcelos as atividades informadas (Atividade A, Atividade B e Atividade C).
  

Após realizar essa atribuição, teremos dados populados no projeto e poderemos então criar o nosso primeiro relatório visual no Project 2013. Para isso, acesse a aba Project - "Projeto" e clique em Reports - "Relatórios".


Neste exemplo do tutorial utilizarei o relatório de custo que no inglês é chamado "Cost Overview" que exibe uma visão macro do custo do projeto.Então, ao clicar nesta opção será exibido o seguinte relatório.


Nele será exibido o custo feito com base no cálculo das horas gastas em cada uma das atividades:

Atividade A
Duração: 2 dias
Cálculo: (2 dias X 8 horas dia = 16)
Trabalho: 16 horas
Custo: 160,00

Atividade B
Duração: 3 dias
Cálculo: (3 dias X 8 horas dia = 24)
Trabalho: 24 horas
Custo: 240,00

Atividade C
Duração: 4 dias
Cálculo: (4 dias X 8 horas dia = 32)
Trabalho: 32 horas
Custo: 320,00

Somando os três valores de cada uma das tarefas temos:

160 + 240 + 320 = 720,00

Para você ter acesso a essas informações no Project 2013 basta inserir as colunas:

Work - "Trabalho"
Cost - "Custo"

O processo de inserção é simples, basta para isso utilizar o botão direito sobre qualquer uma das colunas opção Inserir Coluna - "Insert Column" e localize as colunas desejadas.

Reference: Project 2013 Create Reports. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário